Saude

 4 Principais diferenças entre vitaminas lipossolúveis e vitaminas solúveis em água

As vitaminas são nutrientes essenciais que são encontrados principalmente nos alimentos, mas alguns também podem ser produzidos pelo seu corpo. Eles não contêm calorias e não dão energia ao seu corpo, mas ajudam a realizar certas funções vitais. Embora cada uma das treze vitaminas sejam únicas, elas compartilham certas características que permitem agrupá-las em duas grandes categorias; vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e vitaminas solúveis em água (todas as vitaminas B e vitamina C). Neste artigo, discutirei esses dois grupos de vitaminas com mais detalhes e destacarei quatro das principais diferenças entre eles.

1) SOLUBILIDADE: – Uma das principais diferenças entre esses dois tipos de vitaminas (como os nomes sugerem) é como elas se dissolvem. As vitaminas lipossolúveis dissolvem-se dentro das células de gordura do corpo enquanto a variedade solúvel em água se dissolve em água. Como resultado, as vitaminas que se dissolvem em gordura são geralmente mais difíceis de quebrar e permanecer no corpo por períodos mais longos.

2) ESTABILIDADE: – As vitaminas lipossolúveis são fiáveis ​​e são geralmente resistentes ao calor e à luz. As vitaminas solúveis em água são muito mais voláteis e podem ser facilmente destruídas pelo calor e pela luz. Portanto, ao preparar e armazenar alimentos, você precisa ter muito mais cuidado com aqueles que contêm vitaminas solúveis em água. Usar um calor de cozimento muito alto pode destruir essas vitaminas enquanto a fervura pode fazer com que as vitaminas sejam lavadas e perdidas na água de cozimento.

3) ARMAZENAMENTO: – Seu corpo pode armazenar vitaminas lipossolúveis no fígado e tecido adiposo. Se o seu corpo não precisar dessas vitaminas imediatamente, elas serão armazenadas aqui para uso posterior. No entanto, seu corpo não pode armazenar vitaminas solúveis em água. Se você consumir muito dessas vitaminas, elas serão excretadas na urina. Portanto, você precisa se certificar de que você tope em vitaminas que se dissolvem na água diariamente para garantir que você está recebendo o suficiente. Vitaminas que são solúveis em gordura não precisam ser consumidas com tanta freqüência, porque o seu corpo pode voltar para as lojas, se necessário.

4) Sobredosagem: – Geralmente, é muito mais fácil sobredosagem em vitaminas lipossolúveis do que vitaminas solúveis em água. A razão para isto é que as vitaminas que são solúveis em água não ficam no corpo por muito tempo e são geralmente excretadas se não forem necessárias. No entanto, vitaminas que se dissolvem em gordura são armazenadas pelo corpo para uso posterior, se não for necessário imediatamente. Se esses estoques se acumularem por um longo período, podem se tornar tóxicos, causando vários sintomas desagradáveis. Portanto, você precisa ter cuidado para não consumir níveis excessivos dessas vitaminas, o que pode ser um problema se você toma regularmente suplementos vitamínicos.

Espero que este artigo tenha lhe dado uma visão melhor desses dois tipos de vitamina. Embora esses dois grupos tenham características diferentes, todos são igualmente importantes para sua saúde. Ao comer uma dieta que é rica em alimentos saudáveis ​​e naturais, você deve ser capaz de consumir quantidades adequadas de ambos os tipos de vitamina. Apenas certifique-se de tomar nota das considerações discutidas acima.

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