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Alimentos para olhos saudáveis: Por que você precisa de luteína e zeaxantina

Se você está procurando evitar doenças oculares como degeneração macular e catarata, uma boa maneira de começar é consumir a dieta correta. Você precisa de nutrientes específicos e alimentos para os olhos saudáveis, mas de especial atenção são a luteína e a zeaxantina. Quais são eles e como eles mantêm seus olhos saudáveis?

A luteína e a zaexantina são carotenóides, pigmentos que dão às plantas cores vermelha, laranja e amarela. Entre suas funções está a proteção das plantas contra raios de luz de alta energia, chamados de luz azul. Estas substâncias também são altamente concentradas na mácula do olho, dando-lhe uma cor amarelada. De fato, a mácula contém uma terceira forma de carotenóide, como declarado em pesquisas recentes. Este pigmento, chamado meso-zeaxantina, é produzido na retina usando luteína ingerida e não é encontrado em nenhuma fonte de alimento.

Os benefícios da luteína e zeaxantina

O principal benefício da luteína, zeaxantina e meso-zeaxantina tem a ver com a forma como protegem os olhos da luz azul. Eles bloqueiam a luz azul de atingir a retina que impede a oxidação induzida pela luz que leva à degeneração macular (AMD). Eles também trabalham com outros antioxidantes como as vitaminas C e E e beta-caroteno para proteger o corpo dos radicais livres que danificam as células e causam muitas doenças.

Os benefícios desses três carotenóides estão bem documentados em vários estudos publicados em periódicos conceituados. o Revista Americana de Epidemiologia, Oftalmologia e Arquivos de Oftalmologia pesquisa divulgada associando altos níveis de luteína e zeaxantina com baixa incidência de degeneração macular. Dois estudos em Oftalmologia Investigativa e Ciências Visuais Descobriu que resultados mais ou menos semelhantes resultam em níveis aumentados de pigmentos maculares, o que significa menor risco de desenvolver DMRI.

Além disso, o Estudo da Doença Ocular Relacionada à Idade (AREDS e AREDS2) formulou um antioxidante diário contendo vitaminas C e E, zinco e cobre, bem como luteína e zeaxantina. Descobriu-se que essa combinação reduziu o risco de progressão da DMRI em 10 a 25 por cento. A pesquisa não esclareceu se a luteína e a zeaxantina também reduziam o risco de catarata.

Alimentos contendo luteína e zeaxantina

Estes dois nutrientes são abundantes em vegetais verdes e amarelos, especialmente os folhosos. O espinafre cozido e a couve cozida são considerados as principais fontes. Eles também são encontrados em fontes não-vegetarianas, especialmente gemas de ovos. No entanto, seria melhor ficar com itens vegetarianos se você tem níveis elevados de colesterol.

Conclusão

Assim como o resto do corpo, os olhos precisam de uma nutrição adequada para se manterem saudáveis ​​e livres de doenças. Consumir alimentos ricos em luteína e zeaxantina é uma boa maneira de manter uma excelente visão.

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