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 Dieta, luz solar e osteoporose

O termo osteoporose refere-se à condição infelizmente muito comum pela qual os ossos tornam-se desmineralizados e reduzidos em força. Também às vezes conhecido como “ossos frágeis”, é particularmente comum na população idosa e um fator contributivo bem estabelecido nas fraturas, especialmente após as quedas, que são uma ocorrência tragicamente freqüente durante este período de vida.

Embora os sintomas e as conseqüências da osteoporose sejam mais atraentes durante a velhice, é uma condição que pode se desenvolver durante a vida. Mas, embora alguns dos principais indicadores de risco para o desenvolvimento da osteoporose, como o processo de envelhecimento em si, não podem ser evitados, a boa notícia é que uma pequena atenção à dieta e à nutrição, particularmente a ingestão de cálcio e vitamina D, irá longo caminho para atrasar ou mesmo evitar o pôr-do-sol desta condição perigosa completamente. E porque os ossos ” As demandas nutricionais são as maiores durante a fase de crescimento, esta atenção não pode começar muito cedo na vida.

O corpo humano armazena e requer mais cálcio do que qualquer outro mineral, e a maior parte disso está nos ossos. Não surpreendentemente, então, uma ingestão adequada de cálcio na dieta é essencial para a saúde óssea e uma deficiência dos principais fatores de risco para a osteoporose. Mas, apesar de essencial, uma boa ingestão de cálcio não é suficiente por conta própria. O cálcio dietético é fácil de obter de forma confiável através do leite, outros produtos lácteos e vegetais verdes, mas mesmo os suprimentos luxuosos não podem ser absorvidos sem vitamina D suficiente e cerca de 80% dos sofredores de fracturas atribuídas à osteoporose foram deficientes em esta vitamina.

Infelizmente, a vitamina D é menos facilmente obtida através de alimentos comumente consumidos, mas uma “escolha de estilo de vida” potencialmente, embora não necessariamente facilmente modificável, que pode ter um efeito dramático sobre os níveis de vitamina D no corpo é a quantidade de luz solar à qual o A pele está exposta. Durante anos, a ortodontia médica estava inclinada a confiar no fato de que a vitamina D pode ser sintetizada dentro do corpo na exposição à luz solar como evidência do significado relativamente baixo da ingestão dietética. E pode haver alguma força nessa idéia naqueles dias distantes quando uma proporção significativa da população trabalhou em ocupações ao ar livre e as crianças foram credenciadas para jogos ao ar livre, em vez de TV, computador e videogames.

Mas, hoje em dia, a maioria das pessoas não só trabalha em ambientes fechados, mas é aconselhável que se cubra liberalmente com o protetor solar nas raras ocasiões em que se exporem a qualquer luz solar natural. Para aqueles que vivemos a mais de 37 graus norte ou sul do Equador, onde a luz solar é, em qualquer caso, muito pouca oferta por seis meses do ano, essa combinação de circunstâncias torna duvidoso que possamos obter uma quantidade suficiente fornecimento de vitamina D a partir da luz solar. E esta preocupação é ainda mais marcada para os idosos, uma vez que a capacidade do organismo de sintetizar a vitamina D a partir da luz solar diminui com o avanço dos anos.

Além disso, infelizmente não é particularmente fácil obter um bom suprimento de vitamina D a partir de uma dieta ocidental convencional; Peixe oleoso, fígado, ovos e certos cereais são as fontes mais confiáveis, se desagradáveis. E ao contrário da crença popular, o produto lácteo em si não é uma fonte especialmente rica, a menos que seja especificamente enriquecido com a vitamina.

Mas, mesmo quando os alimentos ricos em vitamina D são consumidos regularmente, ainda existem outros fatores de risco para a osteoporose, que precisam ser considerados quando se considera a adequação da vitamina D e ingesta de cálcio. Fumar e o consumo imoderado de álcool são possivelmente entre os mais facilmente evitáveis ​​destes. Menos óbvio, mas pelo menos tão importante, é a necessidade de atividade física e, em particular, exercício de carga ou treinamento de força.

As secreções baixas dos principais hormônios sexuais, testosterona em homens e estrogênio em mulheres também são importantes precursores da osteoporose. Os níveis decrescentes desses hormônios com o avanço da idade são uma das razões pelas quais as pessoas idosas são muito mais propensas a essa condição, um problema que é especificamente marcado para as mulheres, dada a queda dramática nos níveis de estrogênio que segue a menopausa.

Mas apesar do mais importante é o fato de que a dieta para emagrecer moderna moderna ocidental, com sua forte dependência de alimentos processados, é conhecida por resultar em uma alta ingestão de sódio, que, além de ser uma causa de pressão alta, também aumenta a excreção urinária de cálcio e outros minerais vitais com conseqüências adversas correspondentes para a densidade óssea. A solução mais simples e melhor para este problema, é claro, é o consumo de uma dieta rica em frutas e vegetais frescos, em vez de alimentos altamente processados, o que, por si só, assegurará uma redução no consumo de sódio e um aumento de potássio e outros minerais, garantindo a manutenção de um equilíbrio saudável.

Para garantir uma boa ingestão adequada de vitamina D e cálcio, no entanto, parece ser a luz de todos os itens acima para ser sábio para tirar proveito de um suplemento multivitamínico e multi-mineral abrangente.