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Dieta Perguntas

Álcool: bom ou ruim?

O álcool é feito a partir do açúcar de grãos, frutas e outros alimentos por fermentação. Moderado (até duas porções para mulheres e até três porções para homens) o consumo diário de álcool protege contra doenças cardíacas e derrames, aumentando a produção de colesterol bom (HDL) *. O vinho tinto, como um benefício adicional, diminui a produção de colesterol ruim (LDL).

Uma porção contém 10 gramas de álcool. Os tamanhos são: 5 oz ou 1 copo de 12% vinho (branco e vermelho), 12 oz ou 1 copo de 5% cerveja, 1,5 oz de espirituoso ou um atirador de 40% de álcool (uísque, vodka, rum e gin)

O álcool pode, no entanto, prejudicar sua saúde se você beber até cinco porções por dia. O consumo pesado regular é prejudicial e pode causar:

Alcoolismo, pressão alta, derrame, câncer de mama, bexiga, garganta e estômago, distúrbios do sistema nervoso central, cirrose do fígado, doenças por deficiência de vitaminas e minerais, relações sociais, morte

Cada grama de álcool fornece 7 calorias. Bebeu com moderação, o álcool é usado como fonte de energia; no entanto, se a ingestão total de calorias do dia for muito alta, você armazenará álcool como gordura. As mulheres grávidas devem evitar o álcool.

PASSO DE AÇÃO

Pegue um pedaço de papel. Anote os dias em que você bebeu álcool na semana passada. Para cada dia, anote quantas porções você teve (o tamanho de uma porção é descrito acima) e verifique se o total diário é acima de 2 (para mulheres) ou 3 (para homens). Se assim for, seu consumo é prejudicial à sua saúde e perda de gordura.

PASSO DE AÇÃO REVISITADO

Se você beber demais, da próxima vez que estiver prestes a aparecer a quarta cerveja, pense: "o que é mais importante para mim, esta cerveja ou perder gordura?". Troque sua cerveja regular por uma cerveja light ou água pura. Outro truque é pedir copos em vez de pintas.

*De Oliveira E, ER Silva, Foster D, McGee HM, CE Seidman, Smith JD, Breslow JL, Brinton EA. O consumo de álcool aumenta os níveis de colesterol HDL, aumentando a taxa de transporte de apolipoproteínas AI e AII. Circulation (2000) 102: 2347-2352.

Dietas vegetarianas, é uma boa opção?

Existem 3 tipos de dietas vegetarianas:

1. Lacto-ovo vegetariano: pessoa que não come alimentos de origem animal, exceto laticínios e ovos.

2. Lacto vegetariano: pessoa que não come alimentos de origem animal, exceto laticínios.

3. Vegan: pessoa que não come alimentos de origem animal.

Nutricionalmente, achamos que o vegetarianismo não é o ideal. O problema é que quase todas as dietas vegetarianas perdem alguns nutrientes essenciais, como:

Ferro (apenas na carne vermelha) Vitamina B 12 (apenas em alimentos de origem animal) Vitamina D (encontrada no leite com adição de vitamina D) Cálcio (encontrado no leite e produtos lácteos) Zinco (plantas que absorvem pouco zinco) Creatina (apenas na carne vermelha)

Uma vez que alguns nutrientes são encontrados apenas em alimentos de origem animal, eliminá-los de sua dieta coloca em risco de escassez. Os vegetarianos (especialmente os veganos) devem ser cautelosos e certificar-se de que obtêm todos esses nutrientes de alimentos não animais. Em suma, é uma escolha que deve ser cuidadosamente pensada e planejada.

PASSO DE AÇÃO

Consulte o The Vegetarian Resource Group se você estiver considerando o vegetarianismo.

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