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 Importância de uma dieta balanceada

O ditado em linguagem de computador "Lixo em … Lixo fora" é relevante para a comida que tomamos. Temos energia para fazer o trabalho, assimilando o bem que consumimos. Estamos gastando energia a cada segundo para respirar, andar, ficar de pé e até pensar. A qualidade dos alimentos que consumimos, o nosso humor e o tempo gasto desempenham um papel importante na determinação da nossa saúde, níveis de energia e felicidade. Portanto, observe atentamente os diferentes tipos de alimentos e o efeito que eles produzem em nós. Os alimentos que consumimos podem ser divididos em cinco categorias:

(i) Alimentos biogênicos: Eles contêm forças geradoras de vida e são usados ​​para desintoxicar o corpo, como sementes germinadas, grãos germinados, frutas frescas e vegetais crus e sucos.

(ii) Grãos integrais, pão, cereais, legumes cozidos, etc.

(iii) Leite e produtos lácteos.

(iv) Alimentos formadores de ácidos: carne, açúcares, amidos e ovos. Estes alimentos sobrecarregam o corpo com excesso de acidez e causam irritabilidade.

(v) Alimentos processados: Estanhado, congelado, alimentos altamente processados, alimentos refinados e concentrados. Estes têm poucos nutrientes e são considerados responsáveis ​​pelo desenvolvimento da doença.

As duas primeiras categorias de alimentos – alimentos biogênicos e vegetarianos – são fáceis de digerir e podem atender à necessidade de energia do corpo. Estes alimentos contêm todos os nutrientes necessários para a reparação e renovação do corpo. As outras categorias de alimentos têm menos nutrientes e são mais consumidas pelo sabor do que pelo valor nutricional. Esses itens alimentares deixam um resíduo de resíduos tóxicos no corpo após a digestão e tornam-se fonte de doenças. Portanto, restrinja os itens alimentares na medida do possível.

A nossa dieta contém tipicamente vários alimentos bioestáticos e bio-ácidos (por exemplo, carne, peixe) e alimentos altamente processados ​​(por exemplo, alimentos enlatados / congelados e refinados). Esses itens alimentares reduzem nossa vitalidade, tornam nosso corpo inaceitável para o envelhecimento precoce e doenças. A dieta média também contém excesso de gordura e açúcar. Esses itens contribuem para o acúmulo de resíduos em tecidos que prejudicam a nutrição celular e estimulam a formação de algo como lodo na corrente sanguínea que impede a boa circulação. Consequentemente, nosso corpo está sobrecarregado com excesso de acidez, irritabilidade e flacidez. Portanto, não é surpreendente que cerca de metade de nós tenha problemas de estômago em algum momento ou outro e milhões tenham problemas de saúde recorrentes. Para obter alívio dos problemas, muitos de nós tomam laxantes, antiácidos e outras drogas. Dependência excessiva de drogas pode fazer mais mal do que bem. Portanto, esteja mais preocupado com a comida que você toma e seu efeito no corpo.

Meat Myth: A ideia de que precisamos de carne para se manter saudável não é verdadeira. Carne, peixe, produtos avícolas têm fatos concentrados e é difícil de assimilar. Por outro lado, uma dieta mista de raízes, grãos, vegetais, frutas – todos em forma minimamente processada – é melhor fonte de proteína de qualidade e é mais fácil de digerir. É melhor evitar essas categorias de alimentos ou consumir em pequenas quantidades, ou seja, cerca de meio quilo por semana.

O excesso de gordura entorpece o cérebro: Foi estabelecido que quando alguém come uma refeição com alto teor de gorduras, as gorduras formam um filme em torno das células vermelhas do sangue e as encoraja a se unirem ou formarem aglomerados. Este agrupamento faz com que os pequenos capilares se obstruam e, como resultado, cerca de 20% da circulação sanguínea normal é perdida. Consequentemente, o oxigênio disponível para nossas células é reduzido em cerca de 30%. Gorduras demais na dieta interferem na clareza da mente.

Reduzir o café: o café contém cafeína e é um medicamento. Estimula o sistema nervoso central, o pâncreas, o coração e o córtex cerebral, e é por isso que, quando você toma café, fica temporariamente mais alerta. Toda vez que você bebe um café você está recebendo cerca de 100 mg. de cafeína (chá ordinário produz 40-60 mg.). No caso de você beber 2-8 xícaras por dia, a dose pode ser perigosa. Demonstrou-se que a cafeína afeta o coração fazendo com que ele bata rapidamente e de forma irregular. Também pode aumentar o nível de ácidos graxos livres no sangue, estimular a secreção do excesso de ácido no estômago e elevar a pressão arterial. Estudos recentes mostraram que o consumo habitual de café pode levar a certas doenças mentais, como depressão e neurose de ansiedade. Portanto, reduza a ingestão de café.

Aprender a comer com sensatez é o primeiro passo para alcançar saúde e felicidade. Consumir dieta balanceada, eliminar causas de indigestão e cultivar hábitos alimentares saudáveis. Então será mais fácil encontrar a felicidade.

Dieta equilibrada: Para fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo, tenha uma ideia geral do que constitui uma dieta equilibrada.

Quantum de comida consumida (porcentagem de comida levada)

Artigo de comida

50% Carboidratos como arroz, grão integral, cereais de pão, açúcares simples não excedem 10% 30-35% Gorduras, por exemplo ovos, manteiga, queijo 15-20% Proteína, por exemplo, produtos lácteos, carne

Além disso, para manter o corpo em boa forma, precisamos tomar 8 copos de água e consumir pelo menos 50 gramas. de fibra todos os dias.

Causas da indigestão: Demora cerca de cinco horas para a digestão dos alimentos no estômago. Comer entre as refeições e em intervalos freqüentes ou tomar lanches, etc, causa tensão nos processos digestivos e resulta em indigestão.

Comer e beber juntos. Quando os líquidos são consumidos ao mesmo tempo que se come, significa que os sucos digestivos são diluídos e sua potência diminui.

Comer frutas ácidas e alimentos ricos em amido juntos.

Linhas guia dietéticas:

(i) Evite distrações durante as refeições, ou seja, leitura, visualização de TV, discussões, etc. Coma devagar. Nunca se apresse com uma refeição e mastigue sua comida o mais completamente possível. Gastar cerca de 20-30 minutos para cada refeição.

(ii) Sempre vem para uma refeição quando você está com fome. Se falta apetite, não tente "coagulá-lo" por meio de petiscos deliciosos, petiscos, etc. Perca uma refeição ou duas ou tome apenas uma dieta de frutas, até que o apetite real retorne.

(iii) Nunca coma a plenitude. Sempre deixe a mesa sentindo que você poderia comer mais e deixar um quarto vazio de estômago. Não se sente à vontade para se sentir preocupado, excitado demais, cansado ou de mau humor.

(iv) O excesso de alimentação é a principal causa da obesidade. O excesso de peso é anterior a muitas queixas: doença do fígado, rins e coração.

(v) Aumentar a ingestão de frutas e vegetais: são fontes valiosas de vitaminas e minerais. Esses itens contêm fibras (celulose vegetal), ajudam a manter o trato intestinal úmido e ajudam na eliminação.

(vi) Álcool: Isso fornece maior número de calorias e poucos nutrientes. Moderação seria útil.

(vii) Nosso corpo requer cerca de 45 nutrientes para manter uma boa saúde. Não é possível acompanhar até mesmo uma fração desses nutrientes. Portanto, coma uma variedade de alimentos. Também é uma boa idéia comer o máximo de alimentos frescos possível e evitar alimentos processados ​​e enlatados.

O velho ditado – nós somos o que comemos – é verdade. Muitos dos nossos problemas de saúde podem estar ligados à comida que tomamos; muitas vezes nos apressamos em nossas refeições, provocando indigestão. Portanto, para melhorar sua saúde e felicidade, esteja um pouco mais preocupado com a comida que você toma e faça escolhas sábias todos os dias.

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