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O que é tão bom sobre a dieta GL?

GL significa carga glicêmica. Acredita-se por muitos profissionais de saúde que a dieta baixa GL será mais popular do que baixo teor de gordura, baixo teor de carboidrato (carboidrato) ou baixo teor calórico

As dietas de baixa gordura e baixo teor calórico não param epidemia de obesidade em países como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, apesar do fato de que o número médio de calorias e a porcentagem de calorias provenientes da gordura diminuíram. Pelo contrário, a epidemia de obesidade de fato acelerou. A obesidade nos causará um risco maior de desenvolver muitos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas.

O Dr. Atkins percebeu que era o carboidrato que aumenta o açúcar no sangue e, consequentemente, o peso. A fim de evitar que o corpo converta carboidratos em gordura, uma dieta rica em proteínas, gorduras e carboidratos foi proposta. Funciona, mas não o torna realmente saudável

Na década de 1980, as pessoas começaram a medir GI (índice glicêmico) dos alimentos, que é uma medida da rapidez com que o açúcar aumenta o nível de açúcar no sangue em comparação com a glicose. A dieta gastrointestinal sugere a limitação de alimentos com alto IG, mas não restringe a quantidade de carboidratos.

GL significa a quantidade de carboidratos (o fator Atkins) multiplicado pela qualidade (o fator GI). Por exemplo, a melancia tem açúcar de liberação rápida (GI de 72), mas uma fatia grande tem apenas 6g de carboidratos. Então multiplicar a quantidade (6g) pela qualidade (0,72) dá 4,3 GLs.

O valor GL da comida nos diz mais coisas: o que a comida vai fazer com o nosso nível de açúcar no sangue e, consequentemente, nosso apetite, energia e peso.

A dieta Low GL pode ser alcançada com uma dieta baixa em carboidratos e alta proteína (e Atkins) ou com carboidratos mais ricos em carboidratos, mas estritamente baixos e dieta moderada em proteínas. Patrick Holford, fundador do Institute of Optimum Nutrition, em Londres, prefere a última abordagem. O que ele sugere é uma refeição de 45 GLs por dia, dividida em 3 refeições e 2 lanches, combinando proteínas com carboidratos até mesmo o açúcar no sangue e maximizando a perda de peso.

Em testes clínicos, as dietas Atkins e South Beach dão um peso perda de cerca de 500g por semana, enquanto a dieta de baixo teor de GL acima mencionada provoca uma perda de peso de 590g por semana, com 94 por cento dos participantes reivindicando melhor energia. Os resultados foram publicados no Journal of Orthomolecular Medicine

. Um artigo publicado pela American Medical Association também sugeriu que a carga glicêmica (GL) e não apenas a ingestão total de energia (calorias) influencia a perda de peso.

Redução moderada em GL parece aumentar a taxa de perda de gordura corporal, particularmente para as mulheres. Dietas baseadas em produtos integrais de baixo IG maximizam a redução do risco cardiovascular, particularmente se a ingestão de proteína for alta.

A dieta GL se tornará o futuro do controle de peso seguro, eficaz e duradouro, como sugere Holford? Talvez seja cedo demais para dizer. Vamos esperar e ver se descobertas clínicas mais favoráveis ​​surgirão para que isso se torne realidade.

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