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 O que funciona melhor – Low Carb ou Low Cal

Qual é mais eficaz para perda de peso … uma dieta baixa em carboidratos ou baixa caloria? Essa é uma boa pergunta e que estimula o debate animado no mundo da perda de peso!

Algumas pessoas juram pela abordagem de baixo carboidrato, outras preferem um plano de perda de peso de baixa caloria. Então, qual funciona melhor? Se fosse assim tão fácil!

O debate se espalha em revistas científicas respeitadas, em toda a internet em sites, em fóruns de perda de peso, em blogs, offline em revistas e livros … Então, qual é a resposta?

Coloque dois nutricionistas em uma sala e você terá duas opiniões diferentes! A sabedoria aceita por anos tem sido que se você queima mais calorias do que come, você perderá peso. Basta comer menos calorias, comer uma dieta saudável e equilibrada, composta de todos os principais grupos alimentares e fazer algum exercício.

A abordagem de baixa caloria para a dieta é simples … e, em seguida, veio a baixa de carreiras e virou a sabedoria aceita em sua cabeça! Ou eles?

Dietas de baixa caloria são baseadas em alguns princípios básicos. O princípio central é comer menos gordura. Gordura tem duas vezes mais calorias grama por grama como carboidratos, por comer menos gordura em sua dieta, você vai comer menos calorias. Faz sentido, certo?

Segue-se outro princípio fundamental – encher de carboidratos ricos em amido como pão, arroz e massa, de preferência da variedade integral. Eles têm menos calorias do que alimentos gordurosos e toda essa fibra vai te encher, então você vai comer menos.

Depois veio o bom Dr. Atkins. Sua teoria era que seu corpo digeriu carboidratos – açúcares e amidos – rapidamente e todo esse açúcar foi despejado em sua corrente sanguínea. Seu corpo produziu insulina para equilibrar seus níveis de açúcar no sangue e transportou o excesso de açúcar para ser convertido em gordura e armazenado em seu tecido adiposo.

Como resultado, ele estacionou carboidratos de sua dieta e substituiu-os com muita proteína e gordura. Isso forçou seu corpo a mergulhar em suas reservas de gordura, pois não havia carboidratos para queimar.

A proteína era difícil de digerir, então seu corpo tinha que trabalhar mais e usar mais calorias para metabolizá-la. A proteína da dieta também ajudou a impedir que seu corpo canibalizasse o tecido muscular para obter energia.

O resultado? Perda de peso rápida e significativa.

Ok, isso simplificou os argumentos um pouco, mas você entendeu! Então, quem está certo?

Hmm, boa pergunta. A verdade é que, em graus variados, ambos são. Há estudo após estudo que demonstra que as dietas com baixo teor calórico, baixo teor de gordura, baixa proteína e alto teor de carboidratos são eficazes para a perda de peso.

As populações que ingerem essa dieta têm um IMC e níveis de obesidade mais baixos do que as pessoas que consomem a típica dieta ocidental rica em gordura. Ainda não há nada como o corpo de evidências para apoiar uma dieta baixa em carboidratos.

Mas vamos apenas dar um passo atrás. Claro, a dieta de Atkins, que é considerada como a dieta baixa em carboidratos arquetípico quebra todas as regras quando se trata de uma dieta saudável e equilibrada.

Mas há uma abundância de dietas de baixo carboidrato em torno dos dias atuais que parecem suspeitosamente com um conjunto de diretrizes de alimentação saudável do governo! Bem, dê ou pegue alguns gramas de proteína e carboidratos aqui e ali.

Quantidades moderadas de cereais integrais saudáveis, muita fruta e vegetais, alguma proteína magra. Ok, orientações alimentares saudáveis ​​sugerem que você obtenha cerca de 50-60% de suas calorias de carboidratos, 20-30% de suas calorias de gordura e 15-20% de proteína. A dieta típica baixa em carboidratos é agora em torno de 40% de carboidratos, 30% de gordura e 30% de proteína.

Em grande parte são o bacon, ovos e manteiga. Em vez disso, frango magro e óleos saudáveis ​​insaturados coração estão dentro Esqueça a proibição de frutas e vegetais, a maioria das dietas baixas em carboidratos são comparativamente generosas quando comparadas com a Atkins quando se trata desses alimentos nutricionalmente sensíveis.

Então, qual abordagem está certa? O senso comum indicaria para mim que, se você estiver razoavelmente ativo, você deve ingerir menos carboidratos – você simplesmente não precisa de toda a energia. Se você planeja se exercitar regularmente, os carboidratos são um problema menor.

No que diz respeito a proteína, ela te enche – tente comer uma galinha inteira ou algumas latas de atum – então faz sentido para mim comer um pouco mais de proteína magra.

A gordura tem duas vezes mais calorias do que proteínas e carboidratos, por isso, se você está tentando perder peso, faria sentido comer um pouco menos para economizar calorias e fazer com que a gordura que você ingere fosse saudável e insaturada. variedade.

A fibra também te enche, então comer algumas frutas integrais e muitas frutas e vegetais ricos em fibras seria uma boa ideia. Como você está comendo menos calorias, comer alimentos nutricionais e religiosos também seria inteligente – outro argumento para comer algumas frutas e vegetais.

Agora, essa dieta é baixa em carboidratos ou baixa caloria?

A conclusão é que dietas de baixo carboidrato e baixas calorias não devem ser mutuamente exclusivas. Na verdade, uma vez que você reduza os carboidratos, uma dieta baixa em carboidratos é realmente muito baixa em calorias. Uma das razões pelas quais eles trabalham – surpresa, surpresa!

Meu conselho? Use algum senso comum. Coma alimentos de todos os principais grupos de alimentos todos os dias, coma um pouco menos e faça algum exercício. Adote um plano de emagrecimento saudável com uma ampla variedade de alimentos e você se sentirá melhor – e mais leve – por isso!