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Shad Rasa: A visão ayurvédica sobre comida e sabor

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Ayurveda vê alimentos e especiarias como substâncias medicinais e boa digestão como um dos principais fatores para a saúde ideal. É por isso que coloca grande ênfase na combinação adequada de alimentos e no conceito de shad rasa, ou seis sabores. Esses seis sabores – doce, azedo, salgado, pungente, amargo e adstringente – devem estar presentes em proporções equilibradas na dieta. Compreende-los e como eles se relacionam com a nossa constituição individual pode nos ajudar a fazer melhores escolhas para promover e manter a saúde.

Segundo a Ayurveda, nascemos com uma constituição única, que é uma combinação individual dos três doshas, ​​ou princípios que governam a função de nossos corpos nos níveis físico, mental e emocional. Estas três energias são vata, pitta e kapha. A doença é causada por um desequilíbrio de qualquer um dos doshas e pela presença de ama, ou subprodutos de alimentos tóxicos (alimentos que não foram totalmente digeridos).

Vata é a energia sutil associada ao movimento. Ele regula a respiração, a circulação e a eliminação, assim como a pulsação dos impulsos do coração e dos neurônios motores. Quando agravada, pode causar distúrbios como flatulência, constipação, tremores, espasmos, asma, artrite reumatóide e osteoartrite, bem como muitos problemas neurológicos.

Pitta representa o elemento fogo no corpo. Governa digestão, absorção, assimilação, nutrição, metabolismo e temperatura corporal. Os tipos de distúrbios de Pitta incluem hiperacidez, úlceras, todos os tipos de erupções cutâneas, fadiga crônica, doença de Crohn, colite e numerosos problemas inflamatórios.

Kapha é a energia que forma a estrutura do corpo e fornece lubrificação para as articulações e órgãos. Fora de equilíbrio, o kapha pode causar problemas como obesidade, colesterol alto, diabetes, edema, asma, tumores e uma variedade de distúrbios congestivos.

Segundo a Ayurveda, a melhor medicina preventiva e apoio do processo de cura natural é uma dieta e estilo de vida específicos para as necessidades constitucionais do indivíduo e de acordo com as estações e ciclos da natureza.

Por causa de suas qualidades e sabores, os alimentos que tendem a aumentar um determinado dosha podem agravá-lo e, da mesma forma, os alimentos que diminuem esse dosha o pacificam e normalizam suas funções. Vata pacifying alimentos terão mais doces, azedo e salgado gostos e menos de gostos excessivamente quentes, amargos e pungentes. Os alimentos pacíficos de Pitta serão mais doces, amargos e adstringentes e menos azedos, salgados e pungentes. Finalmente, os alimentos de pacificação kapha serão mais picantes, amargos e adstringentes e menos doces, salgados e ácidos. Uma rápida visão geral dos seis gostos pode nos dar uma ideia de quais tipos de alimentos agravarão um dosha ou outro.

O sabor doce está presente em alimentos como açúcar, leite, arroz, trigo, tâmaras, xarope de bordo e alcaçuz. Suas qualidades são geralmente oleosas, frias e pesadas. Com moderação, promove o crescimento de plasma, sangue, gordura, músculos, ossos, medula e fluidos reprodutivos. Em excesso, o doce produz muitos distúrbios em todos os doshas. Alimentos doces podem causar resfriados, sensação de peso, perda de apetite, obesidade, crescimento muscular anormal, congestão linfática, tumores, edema e diabetes.

Sour gosto está presente em alimentos como cítricos, creme azedo, iogurte, vinagre, queijo, limão, manga verdes, uvas verdes e alimentos fermentados. Suas qualidades são líquidas, leves, aquecidas e oleosas, e tem ação anabólica. Com moderação, os alimentos ácidos são refrescantes. Eles estimulam o apetite, melhoram a digestão, energizam o corpo e nutrem o coração. Em excesso, esse sabor pode causar hiperacidez, úlceras e perfurações. Sua ação fermentadora pode ser tóxica para o sangue e causar problemas de pele como acne, dermatite, eczema, psoríase, furúnculos e edema, bem como sensações de queimação na garganta, tórax, coração, bexiga e trato urinário.

Todos os sais, frutos do mar e vegetais do mar são exemplos de sabor salgado. O sabor salgado é tão forte que pode facilmente anular o efeito de todos os outros gostos. Está aquecendo, pesado e oleoso. Com moderação, é laxante e pode diminuir espasmos e dor no cólon. Como doce e azedo, é anabólico em ação. Promove o crescimento e mantém o equilíbrio eletrolítico da água. Estimula a salivação, melhora o sabor dos alimentos e ajuda na digestão, absorção e eliminação. Demasiado sal na dieta torna o sangue viscoso e espesso, pode causar hipertensão e agrava as condições da pele. As sensações de calor, desmaios, rugas e calvície podem ser devidas ao excesso de sal, bem como edema, retenção de água, úlceras, distúrbios hemorrágicos, erupções cutâneas, hiperacidez e hipertensão.

O sabor picante está presente em alimentos como pimenta, pimenta preta, cebola, alho, gengibre e assa-fétida. Suas qualidades são leves, secagem e aquecimento. Com moderação, melhora a digestão, a absorção e a eliminação, estimula a circulação, quebra os coágulos e mata os parasitas e os germes. Em excesso, pode causar debilidade sexual, asfixia, desmaios e fadiga. Se levar a um agravamento pitta, pode causar diarréia, azia, náusea, úlcera péptica, colite e condições de pele. Se provoca vata, pode causar tremores, insônia e dores musculares.

Exemplos de sabor amargo são melão amargo, açafrão, dente de leão, aloe vera, ruibarbo e café. É o gosto mais carente na dieta norte-americana. Suas qualidades são secas e leves. Promove o sabor de todos os gostos, é antitóxico e mata germes. Bitter ajuda a aliviar sensações de queimação, coceira, desmaios e distúrbios da pele. Reduz a febre e estimula a firmeza da pele e dos músculos. Em pequenas doses, pode aliviar o gás intestinal e funcionar como um tônico digestivo. Devido à sua qualidade de secagem, o excesso de sabor amargo pode esgotar o plasma, o sangue, os músculos, a gordura, a medula óssea e o sêmen, o que pode resultar em debilidade sexual.

Bananas verdes, romã, grão-de-bico, ervilhas amarelas, quiabo, açafrão-da-índia, brotos de alfafa e alumina são exemplos do sabor adstringente. Suas qualidades são resfriamento, secagem e pesado. Com moderação, ajuda a curar úlceras e promove a coagulação. Em excesso, pode causar constipação, distensão, espasmo do coração e circulação estagnada. Também pode levar ao esgotamento dos espermatozóides e afetar o desejo sexual, e pode originar uma variedade de distúrbios neuromusculares.

Ayurveda incentiva o uso de ervas e especiarias aromáticas, que também são consideradas substâncias medicinais, para criar uma mistura equilibrada de todos os gostos. As especiarias mais comuns encontradas em uma cozinha ayurvédica são: cominho, coentro, gengibre, hing (assa-fétida), ajwan, açafrão, feno-grego, garam masala, canela, cravo e cardamomo. Ingerir pequenas quantidades dessas especiarias aromáticas, estimulantes e carminativas regularmente ajuda a manter a saúde do fogo digestivo (agni) e todo o trato gastrointestinal. As toxinas que se acumulam a partir de alimentos indevidamente digeridos também podem ser bastante reduzidas introduzindo lentamente estas especiarias na dieta.

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Obviamente, há mais na comida do que apenas saborear. No entanto, o gosto, na perspectiva de suas qualidades, é muito importante para manter uma boa saúde. A culinária ayurvédica é única, pois garante que cada prato seja cozido e temperado, de modo a atingir a máxima digestibilidade, evitar a formação de toxinas e nutrir todos os tecidos.

Entender as qualidades dos alimentos, como eles afetam os doshas e como eles podem ser equilibrados é um grande trunfo para prevenir doenças. Um médico ayurvédico pode tornar isso uma tarefa mais prática, fornecendo diretrizes específicas e gráficos de alimentos para a constituição individual e as necessidades de saúde de cada pessoa. A Ayurveda sabe que a ação de qualquer substância medicinal começa na língua, então deixe sua comida ser o seu remédio!

© Vishnu Dass. Este artigo foi publicado originalmente no New Life Journal, em fevereiro de 2006.

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