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Tudo que você precisa saber sobre antioxidantes – fazendo uma escolha inteligente e informada para uma boa saúde

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O que são antioxidantes?

Um antioxidante é: 1) um composto químico ou substância que inibe a oxidação. Ou 2) uma substância (natural), como vitamina E, vitamina C ou betacaroteno, que protege as células do corpo dos efeitos nocivos da oxidação.

Antioxidantes podem ser encontrados naturalmente em alimentos integrais, onde são geralmente encontrados em grupos; ou eles são sinteticamente fabricados e vendidos como suplementos, geralmente com apenas um único antioxidante, em vez de vários.

O que são radicais livres? Precisamos de antioxidantes?

A oxidação ocorre quando os radicais livres (partículas altamente reativas e de alta energia) ricocheteam violentamente por todo o corpo e danificam as células. Os radicais livres podem ser produzidos dentro do corpo por processos biológicos naturais ou introduzidos de fora através do fumo do tabaco, toxinas, poluentes e hábitos alimentares sub-ótimos. Os radicais livres são acreditados para acelerar a progressão do câncer, doenças cardiovasculares, artrite reumatóide, fadiga crônica e doenças relacionadas à idade. Antioxidantes encontrados em frutas e legumes ajudam a neutralizar os radicais livres no organismo.

É geralmente recomendado que as pessoas comam 7 porções de frutas e vegetais por dia: 2 porções de frutas e 5 porções de vegetais. A maioria das pessoas não come as quantidades recomendadas de frutas e vegetais todos os dias. Além disso, a maioria das frutas e hortaliças cultivadas industrialmente não contém os mesmos benefícios nutricionais disponíveis em alimentos integrais cultivados organicamente e também contém mais toxinas (fontes de radicais livres) para o organismo combater.

Por que os antioxidantes são encontrados nas plantas?

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas convertem a energia da luz do sol em energia física armazenada (nutrição). A fotossíntese expõe as plantas a um grande número de radicais livres. As plantas produzem antioxidantes para se protegerem dos danos causados ​​pelos radicais livres. Pigmentos vegetais antioxidantes, principalmente carotenóides e polifenóis, responsáveis ​​pelo brilho

As cores de muitas frutas, frutas e algas alaranjadas, vermelhas, azuis e roxas fornecem a maior parte dessa proteção. A pesquisa mostrou que a ingestão humana desses antioxidantes à base de plantas resulta em proteção semelhante para os seres humanos. A pesquisa também mostra que os antioxidantes trabalham sinergicamente (onde o efeito combinado é maior do que a soma dos efeitos individuais) e são muito mais eficazes quando um espectro de antioxidantes é ingerido, e não compostos individuais isolados. Por exemplo, a erva, tomilho, contém mais de 20 antioxidantes separados.

Além disso, quando os alimentos são cultivados organicamente, sem o uso de pesticidas e herbicidas sintéticos, a planta deve ficar mais forte (por meio de luta) – assim, fornecer mais nutrição a ela – para sobreviver. Enquanto os alimentos cultivados industrialmente com o uso liberal de herbicidas e pesticidas sintéticos, contam com os produtos químicos para protegê-los e, portanto, não contêm a mesma nutrição disponível que os alimentos cultivados organicamente em até 60% menos.

O que são unidades ORAC? De quantos nós precisamos?

ORAC, abreviação de Oxygen Radical Absorbance Capacity, é uma medida padronizada do poder antioxidante total de uma substância que é sua capacidade de neutralizar os radicais livres de oxigênio. Quanto mais radicais livres uma substância puder absorver, maior será a pontuação da ORAC. Nutricionistas recomendam que consumamos cerca de 5000 unidades ORAC por dia para afetar significativamente a atividade antioxidante no corpo e reduzir os danos dos radicais livres. Para dar uma perspectiva, uma meia xícara de frutas ou vegetais fornece aproximadamente 500 unidades ORAC. Se você não está comendo pelo menos 10 porções de frutas e vegetais por dia (de preferência cultivadas organicamente), você não está recebendo a quantidade recomendada de unidades ORAC para neutralizar os danos causados ​​pelos radicais livres em seu corpo todos os dias. Considerando as quantidades e exposições às muitas e variadas fontes de toxinas no mundo de hoje, uma estimativa mais precisa das unidades ORAC necessárias seria 7000 ORAC por dia.

Whole Foods vs Suplementos

Se você suplementar com antioxidantes de dose única, ou uma combinação de alguns nutrientes antioxidantes isolados, provavelmente não estará obtendo os benefícios de que precisa. Enquanto nutrientes isolados pode ter benefícios antioxidantes poderosos in vitro (tubo de ensaio), eles têm benefícios significativamente menores in vivo (corpo). Enquanto que alimentos Com altos teores de antioxidantes e benefícios comprovados em humanos e in vitro, sabe-se que uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir câncer, doenças coronarianas e derrames. Antioxidantes sintéticos podem aumentar o risco de câncer. De fato, todos os grandes ensaios clínicos que usaram isolado os nutrientes antioxidantes não mostraram benefícios para o câncer e doenças cardiovasculares. A maioria dos nutrientes antioxidantes isolados são quimicamente e estruturalmente diferentes daqueles encontrados em alimentos reais; e não tem o efeito desejado no corpo humano. Pesquisas descobriram que o pó integral de tomate, mas não o licopeno, um carotenóide encontrado no tomate, inibiu a carcinogênese da próstata em ratos, o que demonstra funcionalidade superior e eficácia da nutrição de alimentos integrais em comparação com suplementação de nutrientes, suplementação com doses altas.

O que é um Superfood?

Um superalimento é um tipo de alimento que se acredita ter benefícios de saúde mais significativos do que qualquer outro tipo de alimento devido ao seu conteúdo específico de fitonutrientes. Por exemplo, os mirtilos são considerados um superalimento porque contêm quantidades significativas de antioxidantes, fitoflavinoides, vitamina C e potássio, que, acredita-se, proporcionam importantes benefícios para a saúde.

Como obter suas necessidades diárias de 5000 a 7000 unidades ORAC

Você pode comer as recomendadas 2-3 porções de frutas e 5-7 porções de vegetais diariamente, escolhendo frutas e vegetais cultivados organicamente de alta qualidade.

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Você pode escolher uma mistura de superalimentos integrais orgânicos certificados, fornecendo um amplo espectro de benefícios nutricionais e antioxidantes e, de preferência, em pó. Por exemplo, uma mistura como: pó de cacau não refinado orgânico certificado, extrato de fruta seca de café, pó de romã liofilizado orgânico certificado, pó de baga de goji liofilizado orgânico certificado, pó de açaí orgânico liofilizado certificado, dunaliella seco orgânico inteiro certificado salina microalgas marinhas, pó de mirtilo orgânico liofilizado certificado, pó de framboesa liofilizado orgânico certificado, pó de morango orgânico liofilizado certificado, extrato de suco de azeitona orgânico liofilizado certificado. Uma mistura como essa fornece todos os benefícios nutricionais e antioxidantes de cada alimento inteiro, juntamente com os benefícios de todos os alimentos juntos. Uma porção de tal mistura forneceria os requisitos ORAC recomendados diariamente.

Que forma de superalimento misturado devo consumir?

Mãos para baixo você deve procurar uma forma em pó, onde os superalimentos contidos foram liofilizados, colocando assim a nutrição e antioxidantes em animação suspensa, sem danos. Adicionando o pó ao seu próprio líquido (água, suco, leite de soja, etc) faz uma bebida fortificante rápida e fácil.

Você precisa prestar atenção em como o superalimento foi processado (liofilizado) e com a qualidade dos superalimentos contidos no pó (orgânico).

Um recurso útil seria a entrega individual de pacotes, em vez do frasco grande, para facilitar a portabilidade.

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