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Yoga Music For Meditation Series – 12 passos para atingir uma boa prática de meditação

a) O que é meditação?

1. O primeiro passo é entender o que é meditação! A meditação é o fluxo do pensamento contínuo em uma coisa. A meditação é a manutenção de apenas uma ideia, como o fluxo contínuo de petróleo. Yogins chamam isso de 'Dhyana'. Os bhaktas chamam essa adoração. Concentração é fixar a mente em um ponto ou objeto, seja interno (no corpo) ou externo (em qualquer objeto ou imagem externa). A meditação segue a concentração. Em Dhyana, todos os pensamentos mundanos são excluídos da mente. A mente está cheia ou saturada de pensamentos Divinos, com a Glória Divina, a Presença Divina.

(b) lugar

2. Ter uma sala de meditação separada, trancada e fechada. Não permita que ninguém entre na sala. Mantenha sagrado. Queime incenso pela manhã e à noite. Mantenha um ícone de Deus ou seu Guru. Coloque sua cadeira na frente da foto. Além disso, mantenha alguns livros espirituais, como os Yoga Sutras e outras escrituras dentro da sala. Quando você estiver em meditação profunda, as poderosas vibrações produzidas serão alojadas no éter da sala. Em seis meses você sentirá muita paz e pureza na atmosfera da sala. Sempre que sua mente estiver perturbada por eventos mundanos, sente-se na sala e repita um Mantra por meia hora; você descobrirá que uma mudança ocorrerá em sua mente imediatamente. Pratique e sinta a influência espiritual reconfortante que terá em você mesmo. Nada se compara ao espiritual sadhana. Isso criará um lugar sagrado em sua própria casa.

3. Solidão e meditação intensa são dois requisitos importantes para a auto-realização. Um lugar de peregrinação, um cenário do Himalaia, um lindo jardim de flores, um templo sagrado, são os lugares que elevam a mente para a concentração e a meditação. Use-os quando necessário.

4. Um lugar fresco e um clima ameno são indispensáveis ​​para a concentração. Assim como o sal se derrete na água, a mente Sattvica (pura) se funde em silêncio durante a meditação com o Absoluto.

(c) tempo

5. Levante-se às 4 da manhã (a hora de Brahmamuhurta). É muito favorável para a contemplação espiritual e práticas devocionais. No início da manhã a mente está calma, pura e bastante refrescada após o sono. A mente é como uma folha de papel em branco e comparativamente livre das Samskaras mundanas (impressões mentais). Pode ser moldado muito facilmente neste momento. A atmosfera também é carregada com mais Sattva (pureza, luz) neste momento particular. Lave as mãos, os pés e o rosto com água fria se tiver dificuldade em tomar banho. Isso será suficiente.

6. Escolha sempre a parte do dia ou da noite em que sua mente é clara e quando você é menos provável de ser perturbado. A mente ficará mais calma e mais maleável neste momento.

7. Você pode apreciar os resultados de uma boa meditação aos domingos, porque este é um feriado, e a mente se sente livre. Portanto, você deve fazer algumas meditações vigorosas aos domingos. Os resultados da meditação também melhorarão quando você vive com leite e frutas sozinho ou quando você jejua. Use o bom senso e tente obter os melhores resultados em meditação.

(d) Onde se concentrar

8. Concentre-se suavemente no lótus do coração (Anahata Chakra) ou no espaço entre as duas sobrancelhas (Trikuti). Feche seus olhos.

9. A sede da sua mente é Ajna Chakra em Trikuti. A mente pode ser facilmente controlada se você se concentrar no Trikuti. Os devotos devem se concentrar no coração. Yogins devem se concentrar em Ajna Chakra.

10. A coroa da cabeça (Sahasrara) é outro ótimo lugar para concentração. Alguns vedantinos se concentram aqui. Alguns Yogins concentram-se na ponta do nariz (Nasikagra Drishti). Atenha-se a um centro em concentração. Agarre-se a ele tenazmente. Se você se concentrar no coração, cumpra-o. Nunca mude. Seu guru selecionará o centro em que você deve se concentrar, se você for um estudante da fé. Se você é um homem que gosta de ser auto-suficiente, você pode selecioná-lo por si mesmo.

(e) Dieta Yogic

11. Tente manter uma dieta sáttvica. Sobrecarregar o estômago com arroz, legumes e pão traz sono e interfere com o seu Sadhana (prática espiritual). Pessoas preguiçosas não podem praticar meditação. Uma dieta de leite faz o corpo se sentir muito leve. Você pode sentar em um Asana por horas a fio com facilidade e conforto. Se você se sentir fraco, você pode comer um pouco de arroz e leite ou cevada e leite ou qualquer alimento encontrado em uma dieta leve. Aqueles que estão no campo de serviço e que dão palestras e realizam outras atividades espirituais intensas precisam de alimento sólido e substancial.

(f) Asana

12. Asana (postura iogue) estabiliza o corpo; Bandhas (contrações) e Mudras (atitudes) fortalecem a mente; Pranayama (controle da respiração) faz o corpo sentir-se leve; Nadi-shudhi (purificação dos caminhos de energia) produz firmeza da mente. Tendo adquirido essas qualificações, você agora precisa consertar sua mente no Absoluto. Então a meditação será fácil e fará você realmente feliz. Para meditação, concentração e Japa (repetição verbal de um mantra), Padmasana (a posição de lótus) ou Siddhasana (a posição perfeita) são altamente recomendados. Para sua saúde geral e para ajudá-lo a manter o Brahmacharya; Brahmacharyasana, Shirshasana, Sarvangasana, Matsyasana e Paschimottanasana são muito úteis.

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